O Governo vai reavaliar, nesta quinta-feira, a continuidade da situação de Alerta em território nacional, atualmente em vigor até às 23h59 do dia 7 de agosto. A informação foi avançada esta terça-feira pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, durante a cerimónia de entrega de viaturas a seis corporações de bombeiros do distrito de Leiria.
A decisão dependerá da análise da evolução das condições meteorológicas, como a temperatura, a humidade e a intensidade do vento, tendo em conta a atual onda de calor que afeta o país.
A reavaliação vai ser feita depois de amanhã, informou Rui Rocha, sublinhando a importância da vigilância contínua face ao risco de incêndios florestais. O governante aproveitou ainda o momento para enaltecer o trabalho de todos os meios no terreno face à resposta no combate aos incêndios.
A atual situação de Alerta foi comunicada no passado sábado pela ministra da Administração Interna, que já tinha anunciado que o Governo iria reavaliar a sua eventual prorrogação com base nos dados mais recentes.
O Governo declarou Situação de Alerta em território continental entre as 00h00 de domingo, 3 de agosto, e as 23h59 de quinta-feira, 7 de agosto.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: Vitória Botelho