Face aos resultados do Inquérito ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística, a Randstad Portugal disponibiliza hoje a sua análise para o segundo trimestre de 2025, onde se verifica a diminuição da taxa de desemprego para 5,9%. Apesar deste valor ser o mais baixo desde 2023, o país ainda enfrenta um problema relativamente às desigualdades salariais.

Segundo dados do INE, foi duplicado o número de profissionais a receberem mais de 3.00 euros mensais líquidos, no entanto este valor está concentrado em apenas 2% da população. Contudo, estes valores elevados são adquiridos apenas pelas categorias de executivos e diretores, o que evidencia a disparidade existente com outras profissões, como é o caso dos agricultores e dos trabalhadores não qualificados, que continuam a receber salários muito abaixo da média.

Também aumentou o número de pessoas empregadas, com mais de 5,24 milhões de profissionais ativos, essencialmente nas áreas de alojamento, restauração e logística. Este aumento centrou-se em profissionais dos 25 aos 34 anos, com mais 18.000 pessoas empregadas.

Jornalista: Maria Santos



Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMIRANDA DO DOURO CELEBRA DIVERSIDADE COM FESTA CIGANA NO DIA 19 DE AGOSTO
Próximo artigoTOMATE CORAÇÃO DE BOI DO DOURO GANHA DESTAQUE MUNDIAL E VAI A PROVAS NO FINAL DE AGOSTO