A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para a chegada de uma massa de ar vinda dos desertos do Norte de África, prevista para atravessar Portugal Continental esta quinta-feira. Esta massa de ar transporta poeiras em suspensão que poderão comprometer a qualidade do ar em todo o território.

De acordo com a DGS, é esperado um aumento significativo na concentração de partículas inaláveis (PM10) de origem natural, o que poderá ter impacto na saúde pública, especialmente entre os grupos mais sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Durante a permanência deste fenómeno, a população é aconselhada a evitar esforços físicos intensos, limitar as atividades ao ar livre e reduzir a exposição a agentes poluentes, como o fumo do tabaco ou produtos químicos irritantes. Sempre que possível, recomenda-se que as pessoas permaneçam no interior dos edifícios, com janelas fechadas, para reduzir o contacto com estas partículas.

A DGS recomenda ainda que os doentes crónicos mantenham os seus tratamentos e, caso sintam agravamento dos sintomas, devem contactar a Linha Saúde 24 ou procurar atendimento médico.

Para acompanhar os níveis de qualidade do ar em tempo real, os cidadãos podem consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou utilizar a aplicação móvel QualAr.

Jornalista: Vitória Botelho

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorMÚSICA, TRADIÇÃO E SABORES MARCAM O TERCEIRO DIA DA FEIRA FRANCA DE VALPAÇOS
Próximo artigoGNR REFORÇA SEGURANÇA DA 86ª VOLTA A PORTUGAL COM ESPECIAL ATENÇÃO À REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES