O grupo vila-realense “Respiramos Gasolina”, fundado em 2016, conhecido por aliar a paixão pelo desporto motorizado a causas solidárias, está a preparar uma campanha de reflorestação das serras do Marão e do Alvão. A iniciativa está prevista para a primeira semana de outubro de 2025, com datas e locais ainda por definir.
Em comunicado divulgado a 6 de agosto, o grupo explica que esta ação surge na sequência dos incêndios que têm afetado a região, sublinhando que esta era já uma intenção assumida desde o ano passado. “Face ao que aconteceu nos últimos dias, no ano passado e todos os outros anos… este ano vamos unir esforços para voltar a dar vida às nossas serras!”, pode ler-se.
A campanha, que se irá prolongar por vários dias, pretende mobilizar a comunidade, empresas e entidades públicas. “Procuramos empresas que possam patrocinar sementes e árvores. Precisamos de ajuda do município e ICNF para autorização e monitorização da atividade. E precisamos de todos vocês para mais uma vez fazermos a diferença”, apela o grupo.
Armando Silva, porta-voz da “Respiramos Gasolina”, revela que o grupo já está em contacto com possíveis patrocinadores e espera contar com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para garantir que a reflorestação decorre de forma adequada e sustentável.
Com esta ação, a “Respiramos Gasolina” pretende dar um contributo concreto para a recuperação ambiental das serras afetadas por incêndios, reforçando o compromisso do grupo com a preservação do território.
”Nós queremos (e vamos) refazer isto!” deixa claro em um outro post nas redes sociais.
Jornalista: Vitória Botelho