A corrida à Assembleia Municipal de Mirandela nas eleições autárquicas de 12 de outubro ganha mais um nome. Tiago Morais será o cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL), numa candidatura que pretende dar voz às ideias liberais no concelho. O anúncio foi feito hoje pelo Núcleo Territorial de Mirandela da IL, que promete uma campanha “pela positiva”, centrada no debate de ideias e na apresentação de propostas concretas para o futuro da cidade e do concelho.

Tiago Morais, de 27 anos, é natural de Mirandela e apresenta-se com um currículo académico e científico sólido. É licenciado e mestre em Biotecnologia, é atualmente doutorando em Química, com investigação desenvolvida na Universidade de Aveiro e na Universidade da Islândia. Com oito artigos científicos publicados em revistas internacionais e diversas comunicações apresentadas na Europa, é também representante dos estudantes no Conselho de Ética da Universidade de Aveiro. Em Mirandela, completou toda a sua formação até ao 12.º ano e foi atleta do Sport Clube de Mirandela durante 11 anos. Entre 2020 e 2022, foi cofundador e coordenador do projeto Alumni Mirandela, criado para divulgar os percursos dos antigos alunos da cidade.

Na vertente política, Tiago Morais entrou para a Iniciativa Liberal em 2022, fundando o Núcleo Territorial de Mirandela em 2024, do qual é o atual coordenador. A decisão de avançar com uma candidatura autónoma surge depois da rutura da coligação com o PSD e CDS locais, inicialmente formalizada em maio, à qual Tiago Morais se refere como “um assunto arrumado” não prestando declarações acerca do tema que esteve “à vista de toda a gente, não havendo mais grande coisa a dizer”.

Apesar disso, o partido assegura que mantém o foco em contribuir para o debate político local, agora com uma candidatura independente que visa, segundo Tiago Morais, representar uma alternativa política com propostas liberais concretas para o desenvolvimento de Mirandela, focada na fixação dos jovens e na criação de novos postos de emprego, o que consequentemente impulsiona o crescimento local e económico do concelho, que de acordo com o próprio “se encontra envelhecido”.

“A nossa região sofre de um grande problema. Não conseguimos fixar jovens e essa obviamente vai ser vai ser uma das nossas prioridades. Portanto, para fixar jovens temos que criar oportunidades na nossa região e só conseguimos fazer atraindo empresas. Porque mais empresas vão gerar sempre mais empregos.” Tiago Morais acaba mesmo por dar um exemplo da sua vida pessoal como fator de motivação para a resolução destes problemas na candidatura: “No meu caso estou a fazer um doutoramento em química e muito dificilmente vou conseguir ter um emprego na minha área, na minha região, infelizmente. E portanto queremos criar oportunidades para os jovens que não as têm neste momento.”

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal mostra confiança no território, com uma visão de futuro promissora no que respeita ao desenvolvimento da região nos diversos setores. “Eu acredito que Mirandela tem grande potencial, porque é uma cidade pacata, uma cidade onde é possível ter uma boa qualidade de vida, sem o trânsito e a confusão das grandes cidades. No entanto, falta o principal, que é mesmo conseguir criar oportunidades e infraestruturas, para que os jovens e menos jovens queiram fixar ou mesmo mover para a nossa cidade.” Além da ambição para a fixação local, Tiago Morais revela ainda o desejo de atrair mais pessoas de fora para o concelho. “Não importa apenas fixar os nossos jovens Mirandelenses, mas também é interessante conseguir captar os jovens de outros pontos do país. Mas isso só se faz com a criação de oportunidades, que nós não temos de momento” afirma.

Embora a candidatura à Assembleia Municipal seja o ponto de partida, o coordenador liberal revela que não será a única aposta da Iniciativa Liberal nestas autárquicas e que o anúncio está para breve, “Amanhã (15) ou sábado (16) divulgamos as próximas candidaturas.”

Sendo um dos candidatos mais jovens nestas eleições, Tiago Morais deixa vincada a importância de criar condições para que os jovens escolham Mirandela para viver, estudar e trabalhar. A candidatura da Iniciativa Liberal pretende, segundo a concelhia, “promover uma discussão séria sobre o presente e o futuro de Mirandela, afastando-se das guerras partidárias e apostando num projeto político baseado em ideias e propostas reais”.

Em declarações exclusivas ao Canal N, Tiago Morais deixa ainda uma mensagem aos mirandelenses: “Queremos reforçar que vamos fazer uma campanha pela positiva, isto é, não temos interesse nenhum entrar em guerras partidárias, nem nada que se pareça. O nosso objetivo vai ser só apresentar aquelas que são as ideias liberais para o concelho de Mirandela. Estamos contentes porque, pela primeira vez a Iniciativa Liberal vai a eleições autárquicas no nosso concelho e esperamos merecer a confiança não só dos simpatizantes da Iniciativa Liberal, mas de quem simpatize com as nossas ideias” conclui.

O Canal N sabe que a candidatura deverá ter novidades nos próximos dias com a possível lista à autarquia e junta de freguesia de Mirandela.

Jornalista: Vitória Botelho

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorLAMEGO VIVE FESTAS DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS DE 21 DE AGOSTO A 9 DE SETEMBRO
Próximo artigoSUPER ENDURO NACIONAL REGRESSA A VALPAÇOS ESTE SÁBADO