O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado nas cerimónias fúnebres de Adolfo Santos, de 65 anos, vítima mortal dos recentes incêndios que têm assolado o país, contudo ainda não há uma confirmação oficial por parte da casa civil. O homem, natural de Contins, freguesia do concelho de Mirandela, perdeu a vida num trágico acidente ao final da noite de terça-feira, 19 de agosto, enquanto combatia as chamas numa frente de fogo na localidade de Freixeda, próxima da sua terra natal.
Adolfo Santos encontrava-se a operar uma máquina quando foi atropelado pela mesma, num episódio que chocou a comunidade local e todos os envolvidos nos esforços de combate aos incêndios. As cerimónias fúnebres estão marcadas para sábado, às 15h00, na pequena igreja de Contins, onde familiares, amigos e representantes institucionais prestarão a última homenagem.
No site oficial da Presidência da República foi divulgado um comunicado, na quarta-feira 20 de agosto, que expressa a solidariedade do chefe de Estado: “O Presidente da República apresenta os sentidos pêsames a Família de Adolfo Santos, Operacional de entidade colaboradora da Câmara Municipal de Mirandela, vítima de um acidente relacionado com o combate a um incêndio, estendendo as suas condolências ao Município na pessoa do seu Presidente” pode ler-se na nota de pesar.
Jornalista: Vitória Botelho