O Município de Alijó anunciou que os trabalhos no âmbito do Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA) no sítio arqueológico de Trás do Castelo, em Vale de Mir, na freguesia de Pegarinhos, estão em fase final. A intervenção, que visa concluir os trabalhos de campo e preparar a musealização do sítio, entra na reta final de execução em 2024.
A etapa mais recente permitiu a finalização dos trabalhos na zona norte do sítio. Embora a articulação total da área mais ao norte ainda não tenha sido totalmente definida, está assegurado que será possível criar um acesso para a visitação pública. Este projeto está integrado no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos e tem a coordenação científica do arqueólogo Tony Rogério Silvino.
Os trabalhos em curso envolvem a limpeza da vegetação no local, com o uso de roçadoras e acompanhamento constante da equipa de arqueologia. Além disso, será realizada a remoção manual de pequenas manchas de vegetação e a recolha dos materiais arqueológicos encontrados durante o processo.
A intervenção foca-se, neste momento, em limpezas de cortes e ações localizadas na zona do extremo norte do sítio, com o objetivo de preparar o espaço para o acesso dos visitantes.
Jornalista: Vitória Botelho
Fotos: CM Alijó


