A noite de sábado em Vilar de Perdizes, no concelho de Montalegre, foi marcada por um dos momentos mais aguardados da 39.ª edição do Congresso de Medicina Popular: a tradicional Queimada Galega. O ritual simbólico, envolto em misticismo e tradição, voltou a atrair centenas de visitantes, mantendo viva uma das imagens de marca do evento.

A emblemática cerimónia contou com espetáculos de fogo e um ambiente carregado de simbolismo, reforçado pela atuação da Companhia de Teatro Filandorra, presença habitual no congresso. Com uma encenação teatral que mistura elementos da cultura popular, da bruxaria e da medicina ancestral, o momento proporcionou uma noite de grande animação e celebração da identidade cultural da região.

A Queimada, preparada ao vivo e acompanhada do típico esconjuro contra os males e os maus espíritos, é há décadas um dos pontos altos do congresso fundado pelo padre Fontes, reforçando a ligação entre a tradição oral e as práticas populares de cura.

A Redação,
Fotos: DR

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorAPOIO AO SETOR AGROPECUÁRIO AFETADO PELOS INCÊNDIOS CHEGOU ESTE SÁBADO A VILA FLOR
Próximo artigoUMA TARDE DE EMOÇÃO, HOMENAGEM E SOLIDARIEDADE EM MACEDO DE CAVALEIROS