A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou esta terça-feira, 9 de setembro, uma operação de fiscalização intensiva no contexto da Operação Vindimas’25, com o objetivo de garantir a legalidade e rastreabilidade do trânsito de uvas e mostos nas regiões demarcadas dos Vinhos Verdes e do Douro. A ação decorreu em estreita colaboração com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), contando ainda com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR).

As ações incidiram nos concelhos de Amarante, Lamego, Marco de Canaveses e Peso da Régua, zonas-chave da produção vitivinícola nacional. Em comunicado enviado à imprensa, a ASAE explica que a operação teve como foco “a verificação dos requisitos legais do setor vitivinícola nacional – trânsito de produtos vitivinícolas (uvas e mostos), declarações obrigatórias de acompanhamento e controlos à atividade dos operadores económicos”.

Segundo a autoridade, esta fiscalização visa assegurar “a rastreabilidade das uvas dentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e da Região Demarcada do Douro”, combatendo fraudes e práticas desleais no mercado. A operação decorre no âmbito de protocolos de cooperação com mais de 15 anos entre a ASAE, a CVRVV e o IVDP, com o objetivo de proteger as Denominações de Origem e as Indicações Geográficas. Trata-se de uma missão fundamental para garantir a autenticidade e qualidade das uvas, assegurando o cumprimento da Lei e a leal concorrência entre operadores económicos, salienta a ASAE.

Durante o resto do ano, as ações de fiscalização concentram-se no controlo das existências de produtos e no transporte de vinhos e produtos vínicos. Porém, “na época das vindimas, os controlos são reforçados ao trânsito das uvas, tendo como objetivo rastrear a efetiva colheita das uvas e o respetivo registo obrigatório”.

A operação foi também acompanhada por ações da GNR “no controlo rodoviário de viaturas cisternas e de mercadorias”, garantindo o cumprimento das normas de transporte e documentação obrigatória.

Com esta operação, a ASAE reforça a sua atuação em defesa do setor vitivinícola nacional.

Jornalista: Vitória Botelho

Fotos: ASAE

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorMIRADOURO DO PENEDO-DURÃO MAIS INCLUSIVO COM PLACAS EM BRAILLE
Próximo artigoCLIMA INSTÁVEL: CHUVA NO NORTE E CALOR INTENSO A PARTIR DE 14 DE SETEMBRO