A população sénior de Vilela do Tâmega participou quinta-feira numa ação de sensibilização dedicada à prevenção de fraudes, promovida pela equipa do projeto CLDS 5G (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Chaves) do Município, em articulação com a Junta de Freguesia local e a GNR. A iniciativa reuniu dezenas de participantes nas instalações da Junta de Freguesia.
Durante a sessão, os idosos foram alertados para os principais esquemas utilizados por burlões e receberam conselhos práticos para reforçar a sua segurança no dia a dia. Entre os temas abordados estiveram os cuidados a ter em casa e na rua, a precaução perante contactos de desconhecidos e as falsas propostas de negócios “muito vantajosos”, vulgarmente conhecidos como “conto do vigário”.
O encontro foi também um espaço de partilha, onde os participantes puderam colocar dúvidas e relatar experiências pessoais. No final, foi distribuído material informativo com recomendações de segurança e contactos úteis.
A ação integra-se no âmbito do projeto CLDS 5G, apoiado pelo programa Pessoas 2030, através do Fundo Social Europeu+, no quadro do Programa PORTUGAL 2030, financiado pela União Europeia.
A Redação,
Foto: CM Chaves

