Foi assinado na manhã do dia 22 de setembro, na sede da CCDR Centro, em Coimbra, o contrato de financiamento para a construção do Parque de Autocaravanismo de Vilarinho de São Romão, um investimento estratégico para o reforço da atratividade turística do concelho de Sabrosa.
A candidatura foi apresentada pela Junta de Freguesia de Vilarinho de São Romão, com o apoio técnico da Câmara Municipal de Sabrosa, no âmbito da Linha + Interior Turismo, e contempla um investimento total de 554 968,30 euros. O Turismo de Portugal assegura 70% do valor elegível, correspondente a 366 488,50 euros, ficando o restante montante a cargo do município e da Junta de Freguesia.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho de São Romão, António Venâncio, o tesoureiro Marcelino Alves, e a presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa.
O futuro parque integra os objetivos da Estratégia Turismo 2027, promovendo um turismo sustentável, inclusivo e competitivo. O espaço será dedicado aos turistas que viajam em autocaravana — um segmento em expansão — e promete oferecer condições modernas e seguras para pernoita, descanso e abastecimento.
Na primeira fase, o projeto prevê a construção de vários edifícios: um para controlo de acessos, outro com mercearia e instalações sanitárias, e um edifício central com balneários, áreas de cozinha e lavandaria. O parque incluirá ainda estações para descarga e limpeza de reservatórios, zonas de lazer, parque infantil e será integralmente vedado, cumprindo todas as normas legais.
Com esta infraestrutura, Sabrosa dá mais um passo no reforço da sua oferta turística, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região, valorizando os recursos locais e acompanhando as novas tendências do turismo europeu.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Sabrosa