O Clube de Ténis de Mirandela prepara-se para um fim de semana repleto de energia, competição e convívio com a realização de dois eventos que celebram o ténis para todas as idades: o Torneio de Outono 2025, de 26 a 28 de setembro, e o Torneio Juvenil 2025, no dia 27 de setembro. Ambos terão lugar no Campo Urbimira, com início marcado para as 9h00 no torneio de outono e 14h30 no torneio juvenil.
Aberto a sócios e não sócios, o Torneio de Outono é um momento alto do calendário desportivo local, reunindo atletas de diferentes níveis num ambiente competitivo, mas descontraído. Com inscrições a 5€ para sócios e 10€ para não sócios, o torneio não vive apenas de raquetes e bolas, haverá também atividades para os mais pequenos e um lanche-convívio no sábado à tarde, reforçando o espírito de comunidade que caracteriza o clube.
Já o Torneio Juvenil, que acontece na tarde de sábado, é dedicado aos futuros campeões. Aberto a jovens de todas as idades e sem necessidade de experiência prévia, o evento é uma excelente oportunidade para dar os primeiros passos no ténis, num formato leve, divertido e inclusivo. Sob o mote “Traz um amigo e vem descobrir a magia do ténis”, a organização convida todos os interessados a inscrever-se através do link na biografia das redes sociais do clube ou pelo QR code disponível nos materiais promocionais.
Ao Canal N, Jorge Costa, atleta e treinador no Clube de Ténis de Mirandela, falou sobre a adesão das iniciativas: “Já fazemos torneios como estes há três anos. Já é o terceiro ano. A adesão tem sido sempre boa, o pessoal de cá, tanto como de fora. E estes torneios, servem principalmente para angariar ainda mais gente, como nós temos aulas e também para mostrarmos serviço.” Questionado sobre as inscrições dos torneios que estão marcados para breve, Jorge Costa refere: “Estamos a falar à volta de 20/30 adultos e juvenis à volta de 20 também. Daqui de Mirandela, dos concelhos do distrito de Bragança e também de Vila Real.”
Face à elevada procura, Jorge Costa descreve ainda as dificuldades sentidas pelo Clube de Ténis de Mirandela em acolher mais atletas e poder aumentar o nível de ensino da modalidade no campo, que já se torna insuficiente para a organização. “Estamos a chegar a um ponto que não conseguimos receber mais gente, Porque não temos condições para mais, cá em Mirandela. Só temos um campo disponível, só um campo para dar aulas, para praticar, estamos lotados” afirma.
Ainda sobre esta problemática, Jorge Costa refere que a melhoria das condições no clube tem sido um tema recorrente aos longo dos anos, apelando para que algo seja feito a este respeito. “Nós batalhamos todo o ano com a Câmara, pedir melhores condições, tanto questões logísticas como físicas, como um campo novo, um campo novo. Era mais um campo ao lado do que está ali feito, era o ideal.” Além do espaço, o representante fala de outras questões problemáticas: “Há falta de água, há falta de sombras, há falta de muita coisa” conclui.
Com dois torneios que se complementam à porta, um focado na competição sénior e outro na iniciação desportiva, o Clube de Ténis de Mirandela reforça o seu papel como dinamizador da modalidade na região, lutando pela melhoria de condições para expandir a atividade desportiva. Um fim de semana que promete ser memorável para atletas, famílias e amantes do ténis.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CT Mirandela

