A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia esta quarta-feira, 1 de outubro, a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa que decorre até 16 de novembro em todo o território nacional. A ação insere-se no âmbito do policiamento comunitário e tem como principal objetivo reforçar a segurança da população idosa, especialmente daqueles que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade.

A operação coincide com o Dia Internacional do Idoso e mobiliza cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), que vão realizar patrulhamentos e ações de sensibilização para prevenir crimes como burlas, furtos ou situações de violência.

Desde 2011, a GNR tem vindo a atualizar os dados relativos à população sénior vulnerável, promovendo uma maior proximidade com os idosos. Em 2024, foram sinalizados 42.873 idosos em risco, dos quais 5.143 no distrito de Vila Real e 3.367 em Bragança. Os casos mais preocupantes foram comunicados a entidades de apoio social, para acompanhamento futuro.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorBRAGANÇA DESTACA-SE NO III ENCONTRO DE BOCCIA DI E BOCCIA EM VILA NOVA DE FAMALICÃO
Próximo artigoEXPOSIÇÃO CELEBRA 94 ANOS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ARMAMAR COM CIÊNCIA E MEMÓRIA