Mostra pode ser visitada na Biblioteca Central até 5 de novembro.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inaugurou a exposição “As Arcas das Avós”, patente ao público na sala de exposições da Biblioteca Central até ao dia 5 de novembro.

A sessão de abertura contou com um momento poético protagonizado por David Carvalho, seguido da Mesa Redonda “Saberes Femininos”, que reuniu investigadoras e convidadas numa reflexão partilhada sobre o papel das mulheres na preservação do património cultural e material das comunidades rurais.

A exposição constitui um tributo às mulheres de gerações passadas, que, através dos gestos do quotidiano, transmitiram saberes domésticos, valores e tradições que ajudaram a moldar a identidade das comunidades e a memória coletiva.

“As Arcas das Avós” propõe uma viagem simbólica às origens, valorizando o legado das mulheres que guardavam, nas suas arcas, histórias, tecidos e afetos — elementos essenciais da herança cultural rural portuguesa.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a UTAD, o CIIE – Universidade do Porto e o CITRIME – Murça, reforçando o compromisso conjunto de valorizar o papel feminino na história e na construção do conhecimento.

A Redação,
Fotos:DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCLIMA QUENTE MARCA DOMINGO DE ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS COM TEMPERATURAS ACIMA DOS 30 GRAUS
Próximo artigo“DESCOBRE A EUROCIDADE COM O CHAVÍN” PROMOVE DO COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA