Um homem de 69 anos foi detido no passado dia 9 de outubro, no concelho de Vila Real, por exercer a atividade de caça em zona proibida. A operação foi conduzida pelo Comando Territorial de Vila Real, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.
Durante uma ação de fiscalização direcionada ao controlo do exercício da caça, realizada nas localidades de Dornelas e na União das Freguesias de Borbela e Lamas de Olo, os militares detetaram o suspeito a caçar em terrenos não cinegéticos, situados a menos de 250 metros de uma área residencial, o que constitui uma violação da legislação em vigor.
Na sequência da fiscalização, a GNR apreendeu diverso material, incluindo uma arma de fogo, dez munições, uma carta de caçador e o livrete da arma. O homem foi detido, constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Real.
A GNR relembra que o exercício da caça é proibido em áreas de proteção, criadas para salvaguardar a segurança das pessoas e prevenir danos materiais. Entre estas zonas incluem-se praias, áreas próximas de escolas, hospitais, lares, instalações militares, industriais ou de criação animal, bem como os terrenos circundantes a povoados, numa faixa de 250 metros, e vias de comunicação como estradas e linhas férreas, com uma faixa de 100 metros.
A Guarda apela ainda a todos os caçadores para que cumpram rigorosamente as normas legais, de forma a garantir a segurança pública e a preservação dos espaços naturais.
A Redação,
Foto: DR