Um século após a vitória histórica do cavaleiro José Tanganho no II Grande Circuito Hípico de Portugal, o percurso que o tornou herói nacional está a ser recriado pelo seu bisneto, numa iniciativa integrada nas comemorações do centenário da Gazeta das Caldas. A nova “Volta” arrancou, tal como em 1925, no passado dia 10 de outubro, no Jockey Club, em Lisboa.

O trajeto repete fielmente o percurso original: 25 dias de viagem, 1458 quilómetros e passagem por 70 vilas e cidades, numa autêntica travessia pelo país com o objetivo de homenagear a memória de José Tanganho e valorizar o património cultural e histórico das comunidades por onde passa.

Esta quinta-feira, 23 de outubro, os viajantes Pedro Bernardo e João Belga foram recebidos em Vinhais pelo vereador Artur Marques, num gesto simbólico de acolhimento e apoio à iniciativa. Ao longo do percurso, a dupla está a recolher testemunhos, imagens e sons dos locais visitados, numa perspetiva de valorização das tradições e identidades regionais.

A recriação da Volta prossegue, continuando a ligar cidades, pessoas e memórias, cem anos depois do feito que marcou a história do hipismo em Portugal.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Vinhais

IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorASSOCIAÇÃO BAGOS D’OURO CELEBRA 15 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL DA WINE PARTY NO DOURO
Próximo artigoCDU FICA FORA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE BRAGANÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM QUASE CINCO DÉCADAS