Um século após a vitória histórica do cavaleiro José Tanganho no II Grande Circuito Hípico de Portugal, o percurso que o tornou herói nacional está a ser recriado pelo seu bisneto, numa iniciativa integrada nas comemorações do centenário da Gazeta das Caldas. A nova “Volta” arrancou, tal como em 1925, no passado dia 10 de outubro, no Jockey Club, em Lisboa.
O trajeto repete fielmente o percurso original: 25 dias de viagem, 1458 quilómetros e passagem por 70 vilas e cidades, numa autêntica travessia pelo país com o objetivo de homenagear a memória de José Tanganho e valorizar o património cultural e histórico das comunidades por onde passa.
Esta quinta-feira, 23 de outubro, os viajantes Pedro Bernardo e João Belga foram recebidos em Vinhais pelo vereador Artur Marques, num gesto simbólico de acolhimento e apoio à iniciativa. Ao longo do percurso, a dupla está a recolher testemunhos, imagens e sons dos locais visitados, numa perspetiva de valorização das tradições e identidades regionais.
A recriação da Volta prossegue, continuando a ligar cidades, pessoas e memórias, cem anos depois do feito que marcou a história do hipismo em Portugal.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Vinhais




















