A CDU perdeu a representação na Assembleia Municipal de Bragança, quebrando uma presença ininterrupta desde 1976, depois de não ter alcançado votos suficientes nas eleições autárquicas de 12 de outubro. O partido obteve 2,22% da votação para a Assembleia Municipal, a apenas quatro votos de eleger um deputado, valor inferior aos 2,92% registados há quatro anos.

Na corrida à câmara municipal, a CDU arrecadou apenas 0,79% dos votos, um resultado bastante distante dos 2,22% obtidos no anterior ato eleitoral. A queda eleitoral foi analisada ontem, 24 de outubro, em plenário com militantes, onde a direção atribuiu o desfecho ao chamado “voto útil” e à crescente “bipolarização” entre PS e PSD.

José Castro, que ocupou o único mandato da CDU na Assembleia Municipal no período 2021-2025 e voltou a candidatar-se este ano, disse à agência Lusa que “muito do eleitorado deslocou o voto para um dos dois blocos dominantes”. Admitiu que o resultado excedeu as expectativas, sobretudo face ao “reconhecimento e simpatia” manifestados durante a campanha.

Apesar de ter ficado fora da composição formal do órgão, José Castro garantiu que a CDU continuará a intervir nas sessões municipais através do período reservado à participação do público, assegurando que a voz da coligação não desaparecerá do debate político local.

Entre as iniciativas destacadas do último mandato, recordou a proposta, aprovada em plenário, que permitiu criar transporte público municipal gratuito para os trabalhadores da Faurecia, unidade fabril situada fora do perímetro urbano.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorRECRIAÇÃO DA VOLTA DE JOSÉ TANGANHO PASSA POR VINHAIS 100 ANOS DEPOIS
Próximo artigoÁ 8ª JORNADA, GD CHAVES CONHECE O AMARGO SABOR DA DERROTA