A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam esta terça-feira, 4 de novembro, a campanha “Taxa Zero ao Volante”, integrada no Plano Nacional de Fiscalização de 2025. A iniciativa decorre até 10 de novembro e tem como objetivo sensibilizar os condutores para os riscos da condução sob o efeito do álcool.

De acordo com dados oficiais, em 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes tinha álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l, e a maioria ultrapassava a taxa considerada crime (≥1,2 g/l). A ANSR alerta que o consumo de álcool reduz o campo visual, altera o comportamento e duplica o risco de acidentes graves.

A campanha inclui ações de sensibilização e operações de fiscalização em várias localidades do país, em colaboração entre ANSR, GNR e PSP. As intervenções vão ocorrer em pontos estratégicos como Chaves, Andrães, entre outros pontos nacionais.

Esta é a última de 11 campanhas de 2025, que, tal como em anos anteriores, abordam temas como velocidade, álcool, telemóvel e segurança rodoviária.

O apelo das autoridades é claro: “Respira vida, sopra zero!”, um lembrete de que a segurança na estrada começa por uma decisão responsável ao volante.

Jornalista: Vitória Botelho

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCHAMAS CONSOMEM VEÍCULO PESADO DE MERCADORIAS E BLOQUEIAM A4 DURANTE A MADRUGADA
Próximo artigoMESÃO FRIO VAI TER CENTRO DE INCUBADORA DE EMPRESAS PARA ATRAÇÃO DE EMPREENDEDORES