Ao longo dos últimos dias, as equipas dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste têm estado no terreno a promover a Campanha de Vacinação Sazonal 2025/2026, numa estratégia que privilegia a proximidade, acessibilidade e prevenção junto das populações dos 12 municípios do distrito de Bragança.
Entre as várias equipas envolvidas destaca-se a da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Miranda do Douro, que, com o apoio da Unidade Móvel de Saúde, percorreu todas as aldeias do concelho, garantindo a administração das vacinas contra a gripe e a COVID-19. A iniciativa teve especial enfoque na população mais idosa e vulnerável, evitando deslocações desnecessárias aos centros de saúde e assegurando que ninguém ficasse sem proteção nesta época de maior risco.
A ação, que a UCC de Miranda do Douro realiza há vários anos, tem como principal objetivo facilitar o acesso à vacinação, reforçar a cobertura vacinal e promover a saúde pública. Ao levar os cuidados preventivos diretamente às comunidades, a ULS do Nordeste reforça a sua missão de proximidade e serviço à população, sobretudo nas zonas rurais e mais dispersas do território.
Com esta campanha, a ULS do Nordeste renova o compromisso de proteger a saúde dos utentes e de sensibilizar a comunidade para a importância da vacinação, numa altura em que se intensificam as doenças respiratórias típicas do outono e do inverno.
A Redação,
Foto: DR






















