Portugal terá uma greve geral a 11 de dezembro, convocada pela CGTP e pela UGT, em protesto contra o novo pacote de alterações à legislação laboral apresentado pelo governo minoritário de Luís Montenegro. Será a primeira paralisação conjunta das duas centrais desde 2013.

O Executivo afirma que as mais de 100 mudanças propostas visam “modernizar a economia” e tornar o mercado de trabalho mais flexível. No debate quinzenal, realizado no dia 4, Montenegro destacou que o objetivo é “confirmar o ajustamento da lei às exigências atuais da nossa economia” e questionou a pertinência da greve num cenário de “emprego historicamente alto” e “desemprego historicamente baixo”.

Entre os pontos mais contestados estão a redução do período de horário flexível para mulheres que amamentam, a diminuição da licença por luto em caso de aborto espontâneo e o receio de facilitação dos despedimentos e da precariedade.

A oposição critica duramente o anteprojeto. O socialista José Luís Carneiro classificou as propostas como “uma ofensa aos jovens, às mulheres, às famílias e aos mais vulneráveis”, acusando o governo de empurrar trabalhadores para “empregos precários” e para a “economia informal”. Já o líder do PCP, Paulo Raimundo, afirmou que “os trabalhadores não são peças descartáveis” e defendeu que há “mais razões para lutar e para uma grande greve geral”.

A paralisação deverá afetar serviços públicos e privados, com particular impacto nos transportes, aeroportos e hospitais. Se aprovado em Concertação Social, o projeto seguirá para o Parlamento, onde o governo poderá contar com o apoio do Chega para a sua aprovação.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorCENTENAS DE IDOSOS CELEBRAM O NATAL NO PAVILHÃO MULTIUSOS DE BOTICAS
Próximo artigoCARETOS DE PODENCE DERAM OS PRIMEIROS PASSOS RUMO À UNESCO EM 8 DE DEZEMBRO 2016