O Entrudo Chocalheiro – Caretos de Podence assinala hoje, dia 12 de dezembro, o sexto aniversário da sua inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, um marco que projetou a pequena aldeia transmontana, no concelho de Macedo de Cavaleiros, no mundo sem que esta perdesse a sua identidade.

Desde 2019, a distinção internacional tem reforçado a visibilidade desta tradição ancestral, levando consigo a imagem de Portugal e valorizando um ritual que, apesar da projeção global, se mantém genuíno e fiel às práticas comunitárias que lhe deram origem. Os Caretos, figuras de cores vivas e movimentos irreverentes, continuam a ser expressão maior da portugalidade, do saber popular e da força cultural do interior do país.

Seis anos depois da distinção da UNESCO, a aldeia de Podence não celebra só um título, mas também a afirmação da sua cultura e da sua capacidade de manter viva uma tradição que hoje pertence ao mundo, mas que, acima de tudo, se mantém profundamente portuguesa.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorVILA REAL RECEBE IV NETWORK IMMUNOLOGY MEETING HOSPITAIS DO NORTE
Próximo artigoMOGADOURO DÁ PASSO DECISIVO PARA RECUPERAR PATRIMÓNIO PÚBLICO DEVOLUTO