O Entrudo Chocalheiro – Caretos de Podence assinala hoje, dia 12 de dezembro, o sexto aniversário da sua inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, um marco que projetou a pequena aldeia transmontana, no concelho de Macedo de Cavaleiros, no mundo sem que esta perdesse a sua identidade.

Desde 2019, a distinção internacional tem reforçado a visibilidade desta tradição ancestral, levando consigo a imagem de Portugal e valorizando um ritual que, apesar da projeção global, se mantém genuíno e fiel às práticas comunitárias que lhe deram origem. Os Caretos, figuras de cores vivas e movimentos irreverentes, continuam a ser expressão maior da portugalidade, do saber popular e da força cultural do interior do país.

Seis anos depois da distinção da UNESCO, a aldeia de Podence não celebra só um título, mas também a afirmação da sua cultura e da sua capacidade de manter viva uma tradição que hoje pertence ao mundo, mas que, acima de tudo, se mantém profundamente portuguesa.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
banner canal n
Artigo anteriorVILA REAL RECEBE IV NETWORK IMMUNOLOGY MEETING HOSPITAIS DO NORTE
Próximo artigoMOGADOURO DÁ PASSO DECISIVO PARA RECUPERAR PATRIMÓNIO PÚBLICO DEVOLUTO