A antiga Escola Primária de Sendim, atualmente Casa da Cultura, vai transformar-se na Scuola d’Amadeu Ferreira, um espaço dedicado à valorização da língua e da cultura mirandesas, em homenagem a um dos seus maiores defensores.

O projeto resulta da aprovação de uma candidatura apresentada pelo Município de Miranda do Douro no âmbito do Programa Cultural de Rotas Regionais de Património Cultural, integrando o escritor Amadeu Ferreira na Rota Escritores a Norte. A nova valência cultural ficará instalada na Casa da Cultura de Sendim e incluirá uma exposição permanente sobre a vida e obra do autor, bem como uma programação regular com tertúlias, lançamentos de livros, recitais de poesia, workshops e pequenos concertos.

Com um investimento previsto de 89.482,50 euros, pretende reforçar a dinamização cultural da Terra de Miranda, promovendo de forma duradoura o património linguístico mirandês.

Nascido em Sendim, a 29 de julho de 1950, Amadeu Ferreira teve o mirandês como língua materna e dedicou grande parte da sua vida à sua preservação e divulgação. Licenciado em Direito, docente universitário e vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários entre 2005 e 2015, foi também fundador e presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesa.

Teve um papel decisivo na oficialização da língua mirandesa, em 1999, e destacou-se como escritor e tradutor, tendo convertido para mirandês obras marcantes da literatura portuguesa. Pelo seu trabalho em defesa da cultura mirandesa, foi distinguido, em 2004, com a Ordem do Mérito.

A Scuola d’Amadeu Ferreira nasce como um tributo permanente à vida e ao legado de uma figura central da identidade cultural da Terra de Miranda.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Miranda do Douro

Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCIMEIRA DO PODER LOCAL EM 2026 É PRIORIDADE DO NOVO PRESIDENTE DA ANAM
Próximo artigoMUNICÍPIO DE TORRE DE MONCORVO PROMOVE ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE O CICLO DO AZEITE