A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.060 acidentes rodoviários entre 27 de dezembro de 2025 e 1 de janeiro de 2026, no âmbito da terceira fase da Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, dedicada à segurança durante as festividades de Ano Novo. Desses acidentes resultaram nove vítimas mortais, 28 feridos graves e 284 feridos leves.
Durante o período em análise, foram fiscalizados 57.519 condutores. As autoridades detetaram 787 situações de condução sob o efeito do álcool, tendo sido detidas 350 pessoas por apresentarem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 113 pessoas por conduzirem sem carta.
No total, a GNR levantou 7.281 contraordenações rodoviárias, destacando-se infrações por excesso de velocidade, condução sob influência do álcool, uso do telemóvel ao volante, falta de cinto de segurança e ausência de inspeção periódica ou de seguro obrigatório.
A GNR reforça que continuará a apostar na prevenção e fiscalização, com especial atenção ao álcool, velocidade, distrações ao volante e cumprimento das regras de segurança, apelando a uma condução responsável para reduzir a sinistralidade nas estradas.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















