A importância da gestão de risco no fortalecimento da cibersegurança foi destacada no workshop “Capacitação em Ciber Resiliência na Região do Douro”, promovido pelo projeto C-Network (C3N) com apoio do PRR, em parceria com a UTAD, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD) e a CIM Douro.
O professor João Pavão, da UTAD, sublinhou que a gestão de risco deve estar no centro das estratégias de proteção digital das organizações. Já o coordenador do projeto, António Pinto, o pró-reitor para os Sistemas de Informação da UTAD, Frederico Branco, e o secretário executivo da CIM Douro, João Rodrigues, reforçaram que a cibersegurança não deve ser encarada como um custo, mas sim como um investimento estratégico.
Durante o workshop, foram abordados temas atuais e de grande relevância, incluindo o impacto de ataques cibernéticos nas PME e na economia regional, as ameaças em contextos de instabilidade geopolítica e a necessidade de avaliação contínua dos riscos digitais nas organizações.
A iniciativa pretende aumentar a maturidade em cibersegurança do território e capacitar empresas e instituições para enfrentar desafios digitais cada vez mais complexos.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR



















