A importância da gestão de risco no fortalecimento da cibersegurança foi destacada no workshop “Capacitação em Ciber Resiliência na Região do Douro”, promovido pelo projeto C-Network (C3N) com apoio do PRR, em parceria com a UTAD, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD) e a CIM Douro.

O professor João Pavão, da UTAD, sublinhou que a gestão de risco deve estar no centro das estratégias de proteção digital das organizações. Já o coordenador do projeto, António Pinto, o pró-reitor para os Sistemas de Informação da UTAD, Frederico Branco, e o secretário executivo da CIM Douro, João Rodrigues, reforçaram que a cibersegurança não deve ser encarada como um custo, mas sim como um investimento estratégico.

Durante o workshop, foram abordados temas atuais e de grande relevância, incluindo o impacto de ataques cibernéticos nas PME e na economia regional, as ameaças em contextos de instabilidade geopolítica e a necessidade de avaliação contínua dos riscos digitais nas organizações.

A iniciativa pretende aumentar a maturidade em cibersegurança do território e capacitar empresas e instituições para enfrentar desafios digitais cada vez mais complexos.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: DR

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorGRUPO DESPORTIVO DE RIBEIRA DE PENA CELEBRA 52 ANOS DE PAIXÃO PELO FUTEBOL
Próximo artigoUTAD LANÇA SERVIÇO DE BOOKCROSSING PARA INCENTIVAR PARTILHA DE LIVROS