Dois médicos e sete agentes funerários foram detidos numa operação da Polícia Judiciária por suspeitas de um esquema que envolvia a emissão ilegal de certificados de óbito sem a verificação dos cadáveres, mediante contrapartidas financeiras.

A ação policial foi desencadeada ontem pelo Departamento de Investigação Criminal de Vila Real da Polícia Judiciária, com a colaboração da Diretoria do Norte, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público – DIAP do Porto. A operação decorreu em várias localidades do concelho de Bragança e resultou na realização de 29 buscas domiciliárias e não domiciliárias.
Os nove detidos, seis homens e três mulheres, com idades entre os 38 e os 67 anos, são suspeitos da prática dos crimes de recebimento indevido de vantagem, corrupção, falsificação de documento e falsidade informática.
Segundo a investigação, os dois médicos, no exercício de funções como autoridades de saúde (delegados de saúde), terão emitido e entregue a agentes funerários várias dezenas de certificados de óbito e respetivas guias de transporte de cadáveres sem realizarem os atos médicos legalmente exigidos, nomeadamente a verificação dos corpos. Estes procedimentos terão sido efetuados, alegadamente, em troca de compensações financeiras.
Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação. Um dos médicos ficou sujeito a prisão domiciliária, enquanto o outro ficou apenas com termo de identidade e residência. Os restantes sete arguidos, agentes funerários, ficaram obrigados a apresentações bissemanais junto do órgão de polícia criminal da respetiva área de residência.
A investigação prossegue e o Canal N sabe que não está afastada a possibilidade de surgirem novos desenvolvimentos.

A Redação,
Foto: DR

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorLA GALHADA CHEGA A MIRANDA DO DOURO: TRADIÇÃO E ARTE ITINERANTE PELAS ALDEIAS
Próximo artigoVÍDEO: EXPOSIÇÃO “CAMINHO MÃO FERRO” DESTACA MEMÓRIA E PAISAGEM DO DOURO EM MIRANDELA