A vila de Salto voltou a viver, com grande devoção e participação popular, a Festa de São Sebastião, a primeira grande celebração religiosa do ano, reafirmando uma tradição profundamente enraizada na identidade da comunidade.

As comemorações tiveram início com a missa solene em honra do santo, seguida de procissão pelas ruas da localidade, num ambiente marcado pela fé e pelo recolhimento. Um dos momentos mais simbólicos da festividade foi a bênção do pão e do vinho, elementos centrais do ritual que evocam proteção, partilha e gratidão.

O ponto alto da celebração voltou a ser a tradicional “roda”, momento em que se procede à distribuição dos alimentos benzidos. Tal como manda a tradição, centenas de fiéis e devotos participaram ativamente, muitos deles cumprindo promessas feitas a São Sebastião, padroeiro invocado contra a fome, a guerra e as epidemias.

A forte adesão popular confirmou, mais uma vez, a importância da Festa de São Sebastião na vida religiosa e cultural de Salto, preservando um património imaterial que atravessa gerações e continua a mobilizar a comunidade no início de cada ano.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorVOTO ANTECIPADO E EM MOBILIDADE É A 1 DE FEVEREIRO
Próximo artigoEVENTO “JANEIRAS NA RUA” MUDARÁ DE LOCAL DEVIDO AO MAU TEMPO