Os jovens nascidos em 2007 e 2008 já podem beneficiar do Programa Cheque-Livro, uma iniciativa que atribui um voucher no valor de 30 euros para a aquisição de livros não escolares em livrarias aderentes. O apoio pode ser utilizado até 30 de junho de 2026, permitindo aos beneficiários escolherem, de forma autónoma, as obras que desejam ler.

O programa tem como principal objetivo incentivar os hábitos de leitura junto dos mais jovens, promovendo simultaneamente a frequência das livrarias e o contacto direto com o livro, os autores e o setor livreiro. A iniciativa procura reforçar a importância da leitura no desenvolvimento pessoal, cultural e crítico das novas gerações.
Para além do incentivo individual à leitura, o Cheque-Livro constitui também uma medida de apoio ao comércio livreiro, valorizando as livrarias enquanto espaços de cultura, proximidade e dinamização local.
Mais informações sobre o programa, bem como a lista das livrarias aderentes, podem ser consultadas no site oficial www.chequelivro.gov.pt.
O Programa Cheque-Livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, implementada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em parceria com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e o Fundo de Fomento Cultural (FFC).

A Redação,
Fotos: DR

Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMUNICÍPIO DE CHAVES ASSOCIA-SE À CAMPANHA “JANEIRO SEM ÁLCOOL”
Próximo artigoAVISO DE NEVE PASSA A VERMELHO: TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO SOB RISCO ELEVADO DE PERTURBAÇÃO GRAVE