Está em contagem decrescente a fase de votação das propostas do Orçamento Participativo (OP) de Chaves, que arranca no próximo dia 1 de fevereiro. As cinco iniciativas que seguem agora para apreciação pública foram apresentadas na passada sexta-feira, durante uma Assembleia Participativa, onde as proponentes deram a conhecer os objetivos e o enquadramento de cada projeto.

As propostas encontram-se distribuídas pelas duas componentes do OP Chaves. Na Componente n.º 1 – Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos, foi apresentada a proposta “Parque Infantil Inclusivo para Todas as Crianças”, da autoria de Susana Alexandra do Carmo Xavier, que visa promover a inclusão e a igualdade de acesso aos espaços de lazer.

Já a Componente n.º 2 – Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo integra quatro propostas que avançam para votação: “Livro de Rezas de Benzedeiras do concelho de Chaves – Palavras que Curam”, de Ana Sofia Correia Videira; “Respira Chaves”, apresentada por Aurora Oliveira; “À Jeira – Festival de Arte de Chaves”, de Celina Bermudez Vogensen; “Aldeia Natal – São Julião de Montenegro”, da autoria de Diana Sofia Lopes de Jesus.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, deixou uma palavra de reconhecimento a todos os participantes, salientando o empenho demonstrado na apresentação e defesa dos projetos. O autarca destacou a relevância do Orçamento Participativo enquanto instrumento de democracia participativa, que permite aos cidadãos contribuir diretamente para a definição de prioridades e para a concretização de iniciativas promovidas pelo Município.

Nuno Vaz esclareceu ainda algumas questões levantadas pelos participantes, nomeadamente relacionadas com a exclusão de propostas e com os prazos de execução, sublinhando a complexidade dos procedimentos administrativos, sobretudo nos projetos de cariz infraestrutural, que dependem de pareceres externos e podem implicar ajustamentos orçamentais.

O período de votação decorre ao longo de todo o mês de fevereiro. Os cidadãos podem participar através de SMS gratuita para o número 4902, após registo; online, na Plataforma do OP Chaves; ou presencialmente, no Arquivo Histórico Municipal, com recurso a tablet e acesso à plataforma digital.

A Redação,
Foto: DR

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “AQUAE FLAVIAE – SILÊNCIOS A PRETO E BRANCO” INAUGURA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JÚLIO MARTINS
Próximo artigoPEDRO SARMENTO COSTA: O TRANSMONTANO QUE DEU ROSTO AO FOGO E MEMÓRIA AO PAÍS