O Governo anunciou esta quarta-feira, 04 de fevereiro, a isenção temporária de portagens em troços de várias autoestradas do país, numa medida destinada a facilitar a mobilidade nas regiões mais afetadas pela tempestade Kristin.
Segundo a decisão do Executivo, em articulação com concessionárias e subconcessionárias, a isenção abrange todo o tráfego que tenha origem ou destino nos seguintes nós:
A8 – entre Valado de Frades e Leiria Nascente (COL);
A17 – entre a ligação à A8 e Mira;
A14 – entre Santa Eulália e o nó de Ança;
A19 – entre o nó de Azoia e o nó de São Jorge.
O tráfego que apenas atravessa estes troços, sem origem ou destino nos nós indicados, não estará abrangido pela medida.
A isenção entra em vigor hoje às 24 horas e prolonga-se até dois dias após a conclusão da declaração de estado de calamidade, terminando, na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, às 24 horas.
Esta medida, tem como principal objetivo a deslocação de materiais e de voluntários para as zonas afetadas pela tempestade, garantindo maior rapidez e segurança nas operações de socorro e reconstrução.
O Governo destacou a colaboração das concessionárias Brisa, Autoestradas do Atlântico e Brisal, bem como da Infraestruturas de Portugal -IP, SA, e das operadoras de portagens, sublinhando a disponibilidade destas entidades em acomodar parte dos custos da isenção e agilizar a implementação da medida.
Esta decisão integra-se no pacote de apoios já anunciado pelo Executivo para minimizar os impactos da tempestade Kristin nas regiões mais atingidas.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR



















