Os pequenos viticultores do concelho de Sabrosa já podem candidatar-se ao novo programa municipal de incentivos criado para atenuar as dificuldades sentidas no escoamento da uva e no aumento dos custos de produção verificados na campanha de 2024/2025. A primeira fase de candidaturas decorre até 31 de março.

O regulamento, aprovado pela Câmara Municipal de Sabrosa, no distrito de Vila Real, entrou em vigor na passada quinta-feira e tem como principal objetivo apoiar as pequenas explorações vitícolas inseridas na Região Demarcada do Douro (RDD), consideradas fundamentais para o desenvolvimento rural e para a preservação da paisagem cultural classificada como Património Mundial pela UNESCO.

De acordo com a autarquia, o apoio destina-se a explorações de pequena dimensão, até 14.999 metros quadrados, prevendo a atribuição de um montante financeiro fixo calculado em função da área cultivada. O incentivo poderá ser utilizado na aquisição de fatores de produção, como produtos fitossanitários e fertilizantes, bem como em equipamentos essenciais à atividade, nomeadamente tesouras de poda manuais, elétricas ou pneumáticas.

Esta primeira fase de candidaturas tem caráter excecional, permitindo a aplicação retroativa do regulamento à campanha de 2024/2025. A partir de agora, o município prevê que o período de candidaturas decorra anualmente entre 1 de setembro e 30 de dezembro, tendo sempre por referência as despesas realizadas na respetiva campanha.

Nos últimos anos, os viticultores durienses têm vindo a alertar para o agravamento das dificuldades no setor, marcado pela retração do mercado de compra de uva, pela descida dos preços pagos à produção e pela subida dos custos associados à mão de obra e aos fatores de produção. A situação tem sido ainda condicionada pela quebra nas vendas de vinho, em particular de vinho do Porto.

Na mais recente vindima verificou-se também uma redução significativa da produção. Dados divulgados em dezembro pelo Instituto da Vinha e do Vinho indicam que o Douro registou uma quebra de cerca de 34% na campanha 2025/2026 face à anterior.

Aquando do anúncio do programa, em julho, o município sublinhou o papel central do setor vitivinícola na economia local, salientando que, em muitos agregados familiares, esta constitui a única fonte de rendimento anual. No concelho existem cerca de mil viticultores, maioritariamente de pequena escala, cuja atividade é determinante para a dinamização económica e para a manutenção da paisagem duriense.

A Redação com Lusa
Foto: DR

IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMAU TEMPO ADIA DESFILE E CAMINHADA DE CARNAVAL EM CHAVES
Próximo artigoCHUVA CANCELA DESFILE DE MASCARADOS EM BRAGANÇA, MAS PROGRAMA CULTURAL MANTÉM-SE