A promoção da saúde mental na população sénior está a mobilizar várias freguesias do concelho de Freixo de Espada à Conta, através de um conjunto de ações de sensibilização dinamizadas pela Equipa do Radar Social, em parceria com a psicóloga Ana Camelo, da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
A iniciativa tem como principal objetivo reforçar o bem-estar psicológico dos mais idosos, contribuindo para um envelhecimento mais saudável, ativo e autónomo. Nesse âmbito, já foram realizadas sessões nas freguesias de Poiares, Mazouco, Lagoaça, Fornos e Ligares, estando prevista uma nova ação na sede do concelho, no próximo dia 23 de fevereiro.
As sessões sublinham a saúde mental como um elemento determinante da qualidade de vida, entendida enquanto estado de equilíbrio que permite ao indivíduo desenvolver as suas capacidades, enfrentar os desafios quotidianos e manter uma participação social ativa. A sua preservação revela-se essencial para a autonomia pessoal, para o envolvimento comunitário e para um processo de envelhecimento equilibrado.
Durante as ações de sensibilização são abordados fatores que podem afetar a saúde mental, sinais e sintomas associados a perturbações psicológicas e estratégias práticas de promoção do bem-estar emocional, incentivando hábitos de vida saudáveis e práticas de autocuidado.
Com esta iniciativa, o município reforça a aposta na proximidade e na prevenção, promovendo respostas que valorizam a dignidade, a participação e a qualidade de vida da população idosa.
A Redação,
Foto: DR



















