O concelho de Alfândega da Fé inaugura, no dia 25 de fevereiro, pelas 14h30, o Polo de Cultura e Ciência da Universidade Aberta, o único desta natureza no distrito de Bragança. A nova estrutura resulta de um protocolo entre o Município e a instituição de ensino superior, com o objetivo de aproximar a população do ensino superior, reforçando a oferta formativa, científica e cultural na região.

O polo conta com um plano de ação que inclui atividades formativas, iniciativas de divulgação científica e projetos culturais dirigidos à comunidade. Integra ainda a Cátedra Mestre José Rodrigues, vocacionada para a investigação e valorização de áreas ligadas à identidade e ao desenvolvimento local.

Para o presidente da Câmara, Eduardo Tavares, trata-se de “um passo decisivo” na afirmação do concelho como território de conhecimento, sublinhando a importância da qualificação na fixação de população.

Como forma de reforçar o acesso ao ensino superior, a autarquia irá criar bolsas de estudo destinadas aos estudantes do concelho que frequentem o polo, encontrando-se o respetivo regulamento em fase final de elaboração. Paralelamente, será instituído o Prémio Mestre José Rodrigues, com vertentes escolar e académica, com o objetivo de incentivar a investigação, a excelência e a produção de conhecimento sobre o território, valorizando a identidade e o património locais.

A inauguração será seguida de uma ação de formação para docentes, dedicada ao tema da educação digital e dos ambientes de aprendizagem colaborativa.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorINOV_TECH@UTAD REGRESSA PARA IMPULSIONAR IDEIAS TECNOLÓGICAS ENTRE JOVENS ATÉ AOS 29 ANOS
Próximo artigoENTRUDO DE LAZARIM VOLTOU A ENCHER AS RUAS COM NOVAS MÁSCARAS E TRADIÇÃO SECULAR