O Arquivo Municipal de Miranda do Douro recebe, no dia 20 de março, pelas 21h00, mais uma sessão da iniciativa “Cumbersas Ne L Arquibo”, um ciclo de encontros que promove a reflexão e o debate sobre temas de interesse público.

O convidado desta sessão é José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que irá abordar o tema “Gestão da Água em Cenário de Alterações Climáticas: Secas e Cheias”. A conversa pretende analisar os desafios que as alterações climáticas colocam à gestão dos recursos hídricos, numa altura em que os fenómenos meteorológicos extremos se tornam cada vez mais frequentes.

Nos últimos anos, também a região de Miranda do Douro tem sentido os efeitos destas mudanças. Durante os meses de verão têm-se registado períodos prolongados de seca e temperaturas elevadas, com impacto nos recursos hídricos, na agricultura e nos ecossistemas. Em contraste, episódios recentes de tempestades intensas provocaram cheias e algumas derrocadas, evidenciando a crescente variação climática.

Perante este cenário, a sessão pretende promover a partilha de conhecimento e incentivar o debate público sobre estratégias de adaptação e gestão sustentável da água, aproximando especialistas das preocupações da comunidade local.

A iniciativa “Cumbersas Ne L Arquibo” assume-se como um espaço de diálogo entre técnicos, investigadores e cidadãos, contribuindo para uma maior sensibilização para os desafios ambientais que marcam o presente e o futuro do território.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorALIJÓ INAUGURA PASSADIÇOS DA RIBEIRA DE SÃO MAMEDE DE RIBATUA
Próximo artigoVIDA E OBRA DE DOMINGOS MONTEIRO EM DESTAQUE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MOIMENTA DA BEIRA