O concelho de Mondim de Basto vai ver reforçada a resposta na área dos Cuidados Continuados Integrados, na sequência de uma reestruturação que envolve os serviços locais e de Celorico de Basto, no âmbito da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.
A informação foi avançada durante uma visita às obras de reabilitação do Centro de Saúde de Mondim de Basto, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, do presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Ave, Pedro Cunha, e do vogal António Marinho.
Para além do ponto de situação relativo à intervenção em curso, o encontro ficou marcado pelo anúncio do alargamento da resposta das Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCIS), que prestam cuidados de saúde ao domicílio. Estas equipas passam a funcionar com um horário mais alargado, assegurando atividade entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias úteis, incluindo feriados, fins de semana e tolerâncias.
A reorganização permitirá ainda uma maior articulação entre equipas de Mondim de Basto e Celorico de Basto, garantindo uma resposta multidisciplinar mais robusta, com a integração de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. No total, o dispositivo passa a contar com sete enfermeiros dedicados, reforçando a capacidade de acompanhamento domiciliário.
No que diz respeito à capacidade assistencial, regista-se igualmente um aumento significativo, com a passagem de 8 para 15 camas afetas à resposta em Mondim de Basto, reforçando a cobertura dos cuidados continuados no território.
O presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, sublinhou a importância desta evolução, considerando que o reforço das ECCIS “representa um contributo essencial para a melhoria da resposta em saúde e apoio social no concelho, permitindo chegar a mais utentes e garantir cuidados de proximidade no domicílio”.
Jornalista: Maria Inês Pereira
Foto: DR



















