Com a estação de A Gudiña prestes a abrir em Espanha, os autarcas de Chaves e Vinhais mostram vontade de criar uma ligação entre os concelhos e a linha de Alta Velocidade Espanhola (AVE).

A nova linha férrea em Espanha pode significar uma nova centralidade para a região e os concelhos raianos não querem perder a oportunidade de se conectar ao transporte de alta velocidade. Nesta perspetiva, os dois autarcas reuniram e assumem não querer perder a ligação que podia valorizar os concelhos, gerando movimento de pessoas e de mercadorias para impulsionar a economia local. Como tal, Chaves solicita a inclusão no plano ferroviário espanhol. Já o Município de Vinhais pede uma ligação rodoviária mais viável.

Relembramos que foi noticiado pelo Canal N, a 26 de abril, que o Plano Ferroviário Nacional não abrangia o nordeste transmontano. O Ministério das Infraestruturas deixou claro que uma ligação ao distrito de Bragança e Vila Real só seria possível “muito para lá de 2030” e “conforme houver orçamento”. Em sequência da decisão do governo, Trás-Os-Montes fica cada vez mais “longe” da capital portuguesa e mais “perto” da capital espanhola.

A estação de A Gudiña vem reforçar a relação entre o nordeste e o país vizinho. Para os concelhos raianos de Chaves e Vinhais, pode, ainda, abrir novos horizontes à economia transmontana, motivo que justifica o pedido dos autarcas.

Por: Catarina Moscoso (jornalista) e Catarina Carneiro
Foto: Araceli Saavedra

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorAPOIO A FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO DE VINHAIS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
Próximo artigoCASA DO VINHO EM VALPAÇOS GANHA ESPAÇO COWORKING