Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça e Vila Real fazem parte dos concelhos contemplados pelo apoio. As empresas afetadas pelos incêndios de verão e pelas cheias que ocorreram entre o período de dezembro de 2022 a janeiro 2023 podem candidatar-se a apoios do Estado, com uma verba total de 25 milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial mencionou que já se encontram abertas as candidaturas aos apoios disponibilizados pelo Governo com uma verba total de 25 milhões de euros. As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional- CCDR são as responsáveis pelo processo de análise das candidaturas e de atribuição dos apoios.

“Os apoios vão financiar a reposição de máquinas e equipamentos, a substituição de material destruído, a reposição de stock, obras de construção, remodelação ou adaptação das instalações”, segundo consta o comunicado de imprensa enviado ao Canal N.

Dos 25 milhões de euros disponibilizados, 20 milhões estão reservados para empresas que sofreram danos provocados pelas cheias e inundações, os restantes cinco milhões serão para as empresas afetadas pelos incêndios.

De acordo com a informação disponibilizada, nestes apoios podem candidatar-se as empresas afetadas nos incêndios florestais localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela, como é o caso de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, no entanto, na lista de concelhos fortemente afetados também consta Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça e Vila Real.

Também as empresas afetadas pelas cheias e inundações em concelhos que registaram ocorrências extremas, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, podem submeter a sua candidatura.

“Os apoios são atribuídos a fundo perdido, com uma taca de apoio de 70%, até ao limite de 140 mil euros, depois de deduzidas indemnizações de seguros ou outras compensações já recebidas para cobertura dos danos”, menciona o comunicado e acrescenta que “as candidaturas devem ser acompanhadas de um relatório de danos feito por entidade certificada para o efeito, como seguradora ou perito qualificado”.

As candidaturas para o concurso podem ser submetidas até dia 2 de maio de 2023, através do formulário eletrónico disponível no portal ePortugal e no Balcão dos Fundos.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorAPRESENTAÇÃO DE AGENDA PARA A VALORIZAÇÃO DO INTERIOR PREVISTA PARA MAIO
Próximo artigoMIRANDA DO DOURO VAI PAGAR CRECHES A 37 FAMÍLIAS