A Águas do Norte conquistou o prémio Tubo de Ouro da APDA para a melhor ação de sustentabilidade, graças ao Projeto REGADOURO, distinguido ontem durante o ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, realizado em Santa Maria da Feira.
O REGADOURO resulta de um consórcio que junta a Veolia Portugal, Águas do Norte, Poças, ADVID e UTAD. A iniciativa centra-se na reutilização de águas residuais urbanas tratadas para irrigar vinhas na Região Demarcada do Douro, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos num setor particularmente afetado pela escassez: a viticultura do interior Norte.
O projeto inclui a testagem de tecnologia inovadora para validar a segurança e eficácia da irrigação com água reutilizada, avaliando o impacto na produtividade das vinhas e na qualidade enológica das uvas. Paralelamente, promove o aproveitamento dos nutrientes presentes nessas águas, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos e os custos para os agricultores.
A Águas do Norte, concessionária responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento e saneamento no Norte do país desde 2015, gere captação, tratamento e distribuição de água, bem como a recolha e tratamento de efluentes, assegurando serviços em alta e em baixa de forma integrada e eficiente.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















