Na passada quarta-feira, dia 6 de setembro, o Auditório Municipal de Ribeira de Pena acolheu o Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso. A ação marcou o encerramento do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) desenvolvido no território, onde ficou demonstrado que as estratégias adotadas com o plano “contribuíram positivamente” para a diminuição da retenção e do abandono escolar.

Cerca de 100 pessoas assistiram ao PIICIE onde o assunto que esteve em cima da mesa foi a Educação na região. A sessão de abertura ficou a cargo de João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, e de Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

O primeiro painel foi divido em dois momentos: o primeiro, com o tema “dos PIICIE aos PIPSE: Caminhos de Sucesso”, foi apresentado por João Fateixa e Teodolinda Magro, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE); o segundo tema, “Apresentação de resultados obtidos no Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar do Alto Tâmega”, ficou a cargo de Rui Azevedo, da Quaternaire, e de Ramiro Gonçalves.

O segundo painel foi igualmente divido em duas temáticas: a primeira, a cargo de Mariana Rodrigues, da Quaternaire, intitulava-se “Apresentação de Boas Práticas no Território do âmbito do PIICIE”; por sua vez, a segunda foi da responsabilidade do Professor Jorge Teixeira, que falou sobre “Práticas Pedagógicas Diferenciadoras”.

A oradora do terceiro painel foi Leonor Rocha, da Quaternaire, com a “Apresentação do Projeto Piloto Sistema de Alerta do Insucesso Escolar”.

Para encerrar a manhã de trabalhos falou-se de “Estratégias a adotar no âmbito dos Novos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar”, por Paula Santos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Do encerramento dos trabalhos do PIICIE destacam-se os projetos municipais que alcançaram, de uma forma geral, “as metas estabelecidas para os indicadores relativos à diminuição de alunos com negativas e de desistência e abandono escolar”; também a melhoria de aproveitamento às disciplinas de português, matemática e inglês foi, globalmente, alcançada; o reforço da capacidade instalada no terreno, com cerca de 50 técnicos; a criação de hábitos de trabalho em rede; a disponibilização aos alunos de sistemas de apoio à aprendizagem; o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais e de competências digitais; o apetrechamento de algumas escolas com meios laborais e digitais; a valorização de forma cívica, cultural e artística e a criação de relações de maior proximidade a famílias e encarregados de educação.

A principal mensagem deixada no evento foi a importância de se continuar a trabalhar em rede em prol do sucesso escolar dos alunos do território e de usar como base o trabalho e ensinamentos resultantes do PIICIE para aquele que será agora designado, no novo Quando Comunitário de Apoio 2030, por Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).

A eficácia do PIICIE no que respeita à diminuição da retenção e do abandono escolar pode ser verificada nos gráficos abaixo.

Fonte: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) em Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso a 6 de setembro de 2023.
Fonte: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) em Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso a 6 de setembro de 2023. (CCH – Cursos Científico-humanísticos)
Fonte: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) em Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso a 6 de setembro de 2023. (CP- Cursos Profissionais)

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMIRANDELENSE ELEITO PRESIDENTE DO COLÉGIO DE MEDICINA INTENSIVA DA ORDEM DOS MÉDICOS
Próximo artigoVÍDEO: SOM DAS CONCERTINAS E “MATA-BICHO” ALIMENTAM TRADIÇÃO DA VINDIMA