Francisco Esteves, médico natural de Mirandela, atual diretor clínico da administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Ato Douro (CHTMAD), foi eleito, na passada quinta-feira, presidente do Colégio da especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos.

O médico de 65 anos já pertencia à direção do Colégio, há 12 anos, mas agora vai assumir a presidência daquele órgão colegial nacional da especialidade de medicina intensiva.

Francisco José Esteves é licenciado em Medicina e Cirurgia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Interna e em Medicina Intensiva pela Ordem dos Médicos.

No CHTMAD, foi Diretor do Serviço de Medicina Intensiva desde 2016, Coordenador do Serviço de Emergência Intra-Hospitalar desde 2021 e Chefe de Equipa do Serviço de Urgência desde 2022, tendo sido nomeado diretor clínico do centro hospitalar transmontano, no passado mês de julho.

Entre outros cargos, dirigiu serviços de Emergência, Gestão Clínica de Urgência, Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios. Integrou o Grupo de trabalho para o estudo da rede de referenciação em Medicina Intensiva em Portugal (2017). Docente Convidado em diversos Mestrados e Pós-graduações, é autor de múltiplos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Fora do seu contexto profissional, Francisco Esteves é atualmente presidente da Assembleia Municipal de Mirandela, cargo para o qual foi eleito nas autárquicas de 2021, nas listas do Partido Socialista.

Jornalista: Fernando Pires

Slider