No Dia Mundial do Pão – que se assinala no sábado, 16 de outubro – uma padaria brigantina, estudantes do ensino secundário e do Instituto Politécnino de Bragança (IPB), vão unir-se para distribuir pão em troca de uma moeda que reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A recolha de donativos vai decorrer na Praça da Sé e a ideia é contribuir apenas com um euro, para receber em troca um pão. Segundo o comunicado, a ideia surgiu de uma dinâmica entre a Padaria Pão de Gimonde e o CIMO – Centro de Investigação de Montanha do IPB, que converteram dois projetos em que participam, numa iniciativa solidária única.

Um dos projetos é o TRANSCOLAB (Laboratório Colaborativo Transfronteiriço Agroalimentar Sustentável), que reúne universidades, centros de investigação, fundações, associações e empresas das regiões de Castilla y León e Norte de Portugal, com o objetivo de “fomentar a colaboração entre o setor de investigação e o tecido empresarial, para impulsar a inovação no sector da agro-alimentar em especial a indústria cerealista”, explica a nota. Neste projeto, a empresa trabalha diretamente com o IPB, um dos parceiros, que também vai participar na iniciativa do Dia Mundial do Pão.

A outra parceria foi desenvolvida com a Escola Secundária Emídio Garcia, em virtude de um convite realizado à gerente da padaria, Elisabete Ferreira, para ensinar a fazer pão aos alunos do Curso Profissional de Saúde. “Decidimos trabalhar em conjunto e no final da semana, a Pão de Gimonde e os alunos da Emídio Garcia, vão fazer a massa, que ficará 24 horas em repouso para ser cozida na madrugada de sábado”, explica.

A ideia é fazer 1000 pães que serão doados durante a manhã de sábado. Os alunos vão estar envolvidos nesta distribuição e em simultâneo na recolha dos donativos. Junta-se também a esta dinâmica, uma nutricionista do IPB, que vai explicar a estes jovens e à comunidade em geral, o valor nutricional do pão e a importância de o incluir na alimentação diária.

“É importante referir que trabalhamos com massa mãe e praticamos nos nossos processos produtivos tempos de fermentação longos, sem adição de aditivos, e com baixo teor de sal, aqui entra uma maior digestibilidade, um menos índice glicémico, logo sacia mais”, sublinha a empresária.

Contamos também com a parceria da moagem Afonso Lopes, que vai fornecer gratuitamente a farinha para esta ação elucidativa e solidária. De acordo com a nota de imprensa, “o pão que vai ser distribuído é pão mais saudável e com maior teor de fibra do que o que normalmente encontramos no mercado”.

É revelado ainda que vão ser produzidos três tipos de pão diferentes: pão de trigo integral; pão de trigo e centeio integral e pão de trigo e beterraba. Este último, graças à beterraba, tem uma cor rosada, um fora simbólica também de homenagear o “outubro rosa”, mês da prevenção do cancro da mama.

Jornalista: Rita Teixeira

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMIRANDELENSE VENCE PRÉMIO NACIONAL DE ÉTICA DESPORTIVA
Próximo artigoKING OF PORTUGAL REGRESSA A VIMIOSO COM MAIS DE 40 MONSTER TRUCKS EM COMPETIÇÃO