Artigo de opinião de João Marrana – Assessor Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto 

Repetem-se, em cada um de nós, as promessas de que “este ano é que vai ser…”. Juram-se compromissos e promessas, como se as doze badaladas de 31 de dezembro para 1 de janeiro tivessem esse poder transformador de formas enraizadas de ser e de estar. E depois, ainda antes do Carnaval, volta o conformismo, o mesmismo e, a mãe de todas as justificações: “porque sempre foi assim”.

Voltamos a crer que, afinal, tudo o que a vida nos oferece e oferecerá no futuro é uma repetição de gestos, momentos e ações de anteontem, de ontem e de hoje.

Mas, se prestarmos a devida atenção, vamos ver que nenhum dia é igual ao outro e se não usamos todo o potencial que cada dias nos traz, tudo se perde.

É preciso acreditar que tudo pode ser diferente. Que todos, por mais insignificantes que nos queiram fazer sentir, temos ideias, opiniões válidas, poder para as implementar e para promover a mudança.

É tempo de assumir que temos o dever de questionar, saber os quês e os porquês de cada decisão tomada em nome de todos e condicionante do futuro. E não, não se trata de uma opinião, mas de um direito.

Este ano que se avizinha é ano de mudanças. Em outubro, iremos exercer o poder de escolha da forma de governança que pretendemos para os nossos conselhos e para as nossas freguesias e iniciar o processo das mudanças possíveis já que as impossíveis, o próprio tempo se encarregará delas.

Como cidadãos livres e independentes, fora das amarras dos partidos e das suas intrincadas teias de poder e manipulação, concentremo-nos nas pessoas, nas suas necessidades e preocupações, seguramente os investimentos mais válidos e urgentes e comecemos a priorizar o futuro em transformação.

Para isso, é preciso viver e partilhar cada minuto, porque ali encontramos a evidência das nossas confusões, a alegria dos bons momentos, as pistas certas para o caminho que iremos percorrer…

Porque todos os dias são diferentes e porque estamos em constante processo de mudança, não podemos deixar de dizer o que pensamos e sentimos e afirmar a vontade e o interesse pelo que se passa a nossa volta.

Quando chegar à meia-noite, conte as 12 passas, recicle os seus pensamentos e reinvente os seus desejos!
Envolva-se, Participe e aceite as mudanças que o novo ano lhe pede com a humildade que caracteriza os homens bons!

Porque a nossa terra precisa e merece mais e melhor!

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorGNR DE MIRANDELA RECUPERA BENS FURTADOS NO CONCELHO
Próximo artigoVÍDEO: VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 DECORRE A BOM RITMO EM MIRANDELA