O Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, manifestou, por unanimidade, a sua indignação perante a desclassificação do Museu Abade de Baçal, Domus Municipalis e o Museu das Terras de Miranda.

Desta forma, a CIM-TTM aprovou a moção “Indignação sobre as medidas do governo em relação à desclassificação do Museu do Abade de Baçal, Domus Municipalis e Museu das Terras de Miranda”.

No documento, enviado à redação do Canal N, refere que a decisão do governo foi uma “decisão unilateral, sem conhecimento e ou envolvimento prévio destes municípios, excluindo de todo o processos os principais interessados: municípios e munícipes”.

Tanto o município de Bragança, como o de Miranda do Douro, viram “imóveis de interesse nacional e de interesse público” a serem desclassificados e a passar a ter, apenas, “interesse municipal”.

No documento, os autarcas de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, reiteram a sua discordância face à transferência da tutela dos museus.

O pedido solicita, ainda, a “revisão desta decisão e assunção de medidas concretas para salvaguardar e promover adequadamente o Museu do Abade Baçal, a Domus Municipalis e o Museu das Terras de Miranda.

A moção vai ser enviada ao Governo, nomeadamente ao Presidente da República, ao Primeiro Ministro e a mais entidades.

Jornalista: Lara Torrado

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorREGISTADAS MAIS DE 13 MIL INFRAÇÕES NA CAMPANHA “AO VOLANTE, O TELEMÓVEL PODE ESPERAR”
Próximo artigoMÉDICOS INICIAM HOJE GREVE DE TRÊS DIAS