O Município de Macedo de Cavaleiros vai assumir a administração dos dois museus municipais, Martim Gonçalves de Macedo e o de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo, prevendo-se em breve a reabertura ao público. “A autarquia assume a gestão e dinamização dos museus, cabendo à Associação Terras Quentes (ATQ) a coordenação científica dos espaços museológicos, bem como de todo o seu espólio”, explica o presidente da câmara Macedense, Benjamim Rodrigues em comunicado enviado à redação do Canal N.

O protocolo foi aprovado por unanimidade na última reunião de câmara do Executivo Municipal e prevê a celebração de um protocolo com a ATQ com um financiamento de 25 mil euros. “Com este protocolo, passamos a dispor de uma gestão em que os interesses do município são acautelados, mantendo o mesmo trabalho de preservação e valorização da história do nosso concelho”, salienta o autarca.

“A reabertura dos museus, garantida com a assinatura deste protocolo, é a prova de que acima de qualquer interesse particular está o do nosso concelho e dos nossos munícipes”, assegura Benjamim Rodrigues. O autarca garante, ainda, que “depois de um período mais conturbado, de rutura entre as duas instituições, os interesses de Macedo de Cavaleiros prevaleceram e foi possível chegar a um entendimento”.

Segundo o clausulado protocolado, a ATQ terá a responsabilidade de direção científica dos dois museus, bem como da proteção e valorização do património cultural. À Associação Terras Quentes cabe ainda o dever de, no museu Martim Gonçalves de Macedo, agregar ou substituir espólio arqueológico, histórico e documental relevante para o conhecimento da Batalha de Aljubarrota e o seu impacto na história de Portugal e do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Os responsáveis da ATQ têm ainda a obrigação de organizar, produzir conteúdos de divulgação para o museu, bem como de escrever e gerir o conjunto de espólio e informação recolhidos e sobre estes implementar medidas de preservação e conservação.

Já no Museu de Arqueologia, os deveres da Associação Terras Quentes incidem sobre a agregação ou substituição do espólio arqueológico, de modo a dar a conhecer o passado do concelho e contribuindo para o conhecimento da sua história e identidade. O protocolo estabelece ainda como obrigação da ATQ a gestão do espólio proveniente das escavações arqueológicas, realizadas e a realizar no concelho, através da investigação, preservação, valorização e exposição desse espólio, bem como a organização e produção de conteúdos de divulgação para o museu.

O protocolo tem a duração de um ano e será renovado mediante a apresentação de um relatório da ATQ dando conta da execução do Plano e do Orçamento do ano precedente.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n