O presidente da câmara de Mogadouro lamentou hoje a paragem da ambulância SIV estacionada nesta vila por falta de pagamento de horas extras às tripulações e mostrou-se disponível para apoiar o serviço e “ajudar a resolver o problema”.

“Só posso lamentar que seja sempre esta parte do território nacional a sofrer em primeiro lugar as consequências da falta de meios. Se o problema é o pagamento de horas extraordinárias, o município de Mogadouro está disposto a ajudar a resolver o problema”, disse António Pimentel.

De acordo com o autarca social-democrata, a saúde para o concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, “será sempre uma prioridade”.

“Assim como apoiamos uma equipa de apoio à demência e uma outra ao nível dos cuidados paliativos, não nos colocamos de parte para apoiar o serviço prestado pela ambulância de Serviço Imediato de Vida (SIV)”, frisou António Pimentel.

O município de Mogadouro mostrou igualmente disponibilidade para que, dentro da legalidade, se possa efetuar um protocolo com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste para a instalação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), neste concelho.

“Já me reuni com o presidente da ULS Nordeste para se estabelecer um protocolo, para a eventual colocação de uma VMER em Mogadouro, estando o município disponível para comparticipar financeiramente este serviço de emergência medica”, enfatizou António Pimentel.

A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Mogadouro esteve inoperacional desde terça-feira à noite até às 08:00 de hoje por falta de técnicos, adiantou à Lusa fonte do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

“Os técnicos de emergência pré-hospitalar deste meio já atingiram o limite do trabalho extraordinário e não conseguiram encontrar mais ninguém que estivesse disponível, daí esta falta de meios a sentir-se na SIV”, explicou esta madrugada o presidente do sindicato, Rui Lázaro.

A previsão é que a SIV de Mogadouro volte a estar encerrada também no sábado e domingo, pois a escala para estes dias “ainda não está preenchida até ao momento”.

A ambulância cobre os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé, todos na parte sul do distrito de Bragança.

A SIV de Mogadouro está em funcionamento desde 2012 e esta foi a primeira vez em 10 anos que foi encerrada, salientou o dirigente sindical.

“Com o encerramento destas ambulâncias a população fica entregue à sua sorte”, alertou o sindicalista, acrescentando que além de Mogadouro há “muitas vilas e cidades pequenas também na mesma situação”, em risco de encerramento das ambulâncias SIV.

O presidente do STEPH explicou que até ao momento as escalas têm sido colmatadas até ao limite do trabalho extraordinário e que há inclusive técnicos que já ultrapassaram esse limite e que se “arriscam a trabalhar e depois a não receber as horas efetivamente realizadas”.

Por:Lusa

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798