A barragem de Bastelos, principal fonte de abastecimento do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, está na capacidade máxima e tem uma previsão de reserva para os próximos quatro anos.

António Pimentel, presidente da câmara de Mogadouro, explicou, em declarações à agência Lusa que “a albufeira da barragem de Bastelos está atualmente na cota máxima e a transbordar”. 

A barragem, durante o período de verão, atingiu, pela primeira vez, uma cota mínima preocupante no que toca ao armazenamento de água para abastecimento do concelho, “contudo nunca esteve em causa a quantidade de água necessária para o abastecimento público”, explica o autarca.

Devido ao “abaixamento do caudal da albufeira da barragem, verificou-se alguma diminuição da quantidade de água devido à concentração de manganês, o que perturbou o consumo humano e que exigiu por parte do município um reforço no seu tratamento”. António Pimentel regressa ao passado e conta que “chegámos a ter dias em que a qualidade da água esteve em causa, devido ao baixo caudal da barragem e concentração de manganês”.

Olhando para o presente, o autarca social-democrata do distrito de Bragança, menciona que “neste momento, a barragem está cheia e mesmo que não chova temos uma capacidade de armazenamento para os próximos quatro anos sem qualquer dificuldade”.

Segundo o presidente, para o futuro o município está a elaborar um projeto para a ligação dos depósitos de Brunhosinho até à ETA de Bastelos, numa extensão de 20 quilómetros. A empreitada está orçada em 4,5 milhões de euros. A meta é que “no próximo verão haja água em quantidade e qualidade no concelho”.

A barragem de Bastelos foi inaugurada dia 30 de dezembro de 1993 e abastece cerca de 80% do concelho de Mogadouro. 

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCARRAZEDA DE ANSIÃES COM 15 MILHÕES DE EUROS E “TRÊS PROJETOS MARCANTES” PARA 2023
Próximo artigoVILA FLOR CRIA ÁREA PARA ESTUDAR ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS