O Bloco de Esquerda (BE) divulgou, em comunicado, que quer ver incluído no Orçamento do Estado 2025 (0E2025) os mecanismos necessários para reabrir o serviço de urgência médico-cirúrgica do hospital de Mirandela.
Segundo a nota, das propostas apresentadas para o distrito de Bragança, está uma que pretende que sejam “criados todos os mecanismos orçamentais para a reabertura do serviço” de saúde. Recorde-se que este serviço está encerrado desde 8 de outubro de 2023 e levou até à realização de um cordão humano.
Para o BE, a urgência médico-cirúrgica é a “referência para cinco concelhos do sul do distrito de Bragança”, onde residem cerca de 45 mil pessoas. A alternativa para os utentes passou a ser a deslocação até Bragança, a 60 quilómetros de distância.
Além desta proposta, o BE pediu que o Orçamento incluísse verbas para dar seguimento ao Plano de Mobilidade do Tua, que estava previsto entrar em funcionamento em 2017. Entre as propostas destaca-se também a requalificação do Complexo Agro-Industrial do Cachão, no concelho de Mirandela.
Recorde-se que a proposta do Governo do OE2025 foi aprovada pelo Parlamento na generalidade a 31 de outubro, mas a votação final global está agendada para o próximo dia 29 de novembro.
Jornalista: Rita Teixeira