O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mirandela, realizou hoje, 20 de novembro, a detenção de quatro homens e seis mulheres, com idades entre os 23 e os 53 anos, desmantelando uma rede organizada de tráfico de estupefacientes nos concelhos de Mirandela, Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo.
Após uma investigação que se prolongou por cerca de dois anos, os militares da GNR identificaram uma rede que traficava heroína e cocaína, adquiridas na região do Porto e distribuídas entre os seus membros. Estes, por sua vez, vendiam os estupefacientes a consumidores locais, sobretudo nos concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães.
A “Operação Matriarca” resultou na execução de oito mandados de detenção e nove mandados de busca, incluindo cinco em residências e quatro em veículos.
Durante a operação, foi apreendido 830 euros em numerário, 15 telemóveis, 30 doses de haxixe, duas viaturas, dois tablets, um computador, uma pen USB e uma navalha de corte.
Detenções e antecedentes criminais
Além dos oito suspeitos identificados inicialmente, foram ainda detidos um homem e uma mulher, de 38 e 53 anos, ambos com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime. Ao todo, oito dos dez detidos permanecem nas instalações da GNR e serão presentes amanhã, 21 de novembro, ao Tribunal Judicial de Mirandela para a aplicação de medidas de coação.
Operação com reforço especializado
A ação policial envolveu várias unidades da GNR, incluindo os Postos Territoriais de Mirandela e Carrazeda de Ansiães, os Núcleos de Investigação Criminal de Bragança, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo, e elementos da Secção Cinotécnica de Bragança e do Porto.
O esforço foi ainda apoiado pelos Destacamentos de Intervenção de Bragança, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo, bem como pelo Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção.
Com esta operação, as autoridades reforçam o combate ao tráfico de estupefacientes na região, desarticulando um esquema organizado que se prolongava há anos.
Jornalista: Lara Torrado