A cidade de Mirandela foi palco, na manhã deste sábado, 20 de setembro, de uma cerimónia de homenagem a Bernardino Manuel Pereira, figura histórica do poder local, que soma 46 anos consecutivos ao serviço da sua comunidade. O tributo, realizado no Auditório Municipal de Mirandela, foi promovido por várias entidades nacionais e regionais, entre as quais a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), a ANAFRE, a AEDREL, a CIM das Terras de Trás-os-Montes, a CCDR-Norte, e a Câmara Municipal de Mirandela.
A sessão contou com intervenções de vários responsáveis institucionais, incluindo o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que encerrou o evento. Ao longo da cerimónia, com os presidentes das várias entidades promotoras, destacou-se o percurso excecional de Bernardino Pereira, sublinhando o seu compromisso inabalável com os princípios da proximidade e do serviço público.
Aos 71 anos, e com 12 eleições vencidas sempre pelo Partido Social Democrata, Bernardino Pereira prepara-se para deixar a presidência da União de Freguesias de Avantos e Romeu, após três mandatos consecutivos, limite imposto pela lei. A sua longa carreira autárquica começou em 1979, quando assumiu pela primeira vez a presidência da Junta de Freguesia do Romeu, com apenas 24 anos. Apesar da despedida do cargo executivo, Bernardino Pereira continuará ligado à política local, integrando a lista da coligação Aliança Democrática (AD) à Assembleia Municipal de Mirandela.
Um dos momentos altos da cerimónia foi a entrega de lembranças e palavras de reconhecimento, marcando o fim de uma era e celebrando uma vida dedicada ao poder local.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: Tomada de Posse em 1979