Ao contrário do que tinha sido, inicialmente, anunciado pelo Governo, a venda de tabaco nas bombas de gasolina vai manter-se.

A notícia é avançada pelo jornal Público que confrontou a secretária de Estado da Promoção da Saúde, que teve a seu cargo a apresentação da nova proposta de lei antes da sua aprovação na reunião de Conselho de Ministros de 11 de maio.

Recorde-se que a proibição de venda de tabaco, em diversos locais, gerou várias críticas e os comerciantes temem pela quebra do negócio.

Margarida Tavares explicou ao mesmo jornal que “havia alguns pontos que tinham ficado em aberto e essa questão [dos postos de combustíveis] foi levantada na reunião do Conselho de Ministros. Continuamos a dizer que não está aqui em causa uma perseguição aos fumadores. Não negamos que queremos diminuir o acesso genericamente, no entanto não queremos proibir as pessoas de ter acesso ao tabaco. E reconheceu-se que, geograficamente, poderia haver iniquidades [no acesso] com a questão das bombas de gasolina”.

Ainda sobre a proibição de fumar em esplanadas cobertas, a governante explica que o objetivo é impedir o consumo de tabaco nas esplanadas que tenham “maioritariamente uma cobertura e, simultaneamente, pelo menos uma barreira lateral que de algum modo impeça a circulação do fumo”.

Esta quinta-feira, o ministro da Saúde confirma a informação, divulgada ao Notícias ao Minuto. De acordo com Manuel Pizarro, a “adaptação” foi feita “num processo de diálogo social” depois de o Executivo se ter apercebido que alguns fumadores teriam dificuldades em comprar tabaco devido à distância de postos de venda, se este não fosse vendido em bombas de gasolina.

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorZONA VERDE SERÁ CONVERTIDA EM PARQUE DE DIVERSÕES PARA ASSINALAR DIA DA CRIANÇA
Próximo artigoMONUMENTOS TRANSMONTANOS RECEBEM FINANCIAMENTO DO PRR PARA OBRAS