O Luxemburgo acolheu o World Rescue Challenge, o campeonato do mundo dos bombeiros. O luso-luxemburguês Bruno Veloso conquistou a medalha de ouro nas provas de Trauma. Os portugueses Nelson António e Pedro Cardigo destacaram-se na prata.

Bruno Veloso tem 44 anos, nasceu no Luxemburgo e vive em Redange. Os pais são oriundos de Vila Flor e foram eles que o incentivaram a entrar nos bombeiros. O seu pai já andava no quartel quando viviam em Trás-os-Montes e inscreveu Bruno no Luxemburgo mal ele nasceu. Hoje conta com 12 anos de bombeiro profissional e 32 de voluntário. E é também instrutor das novas gerações que chegam à sede do Corpo Grão- Ducal de Incêndio e Socorro (CGDIS).

Provas

Cerca de 150 carros destruídos, viaturas mais recentes e outras mais antigas , ocuparam a sede do CGDIS, para as provas que estes bombeiros tinham de superar. Um dos objetivos centrava-se no salvamento, onde as equipas compostas por 6 bombeiros tinham de cumprir várias provas de desencarceramento em cenários de acidentes rodoviários.

No total inscreveram-se 188 concorrentes, vindos de 17 países. A elite de socorro mundial também marcou presença.

Três equipas de desencarceramento e cinco de trauma de Portugal participaram nas provas. O Luxemburgo tinha duas inscrições na prova de desencarceramento e cinco em trauma, onde Bruno Veloso se destacou.

Os jogos aconteceram durante quatro dias e as equipas tinham de cumprir três provas de desencarceramento e duas de trauma.

Para as equipas de desencarceramento a competição estabelecia-se em três níveis. O nível Rapid, onde tinham de libertar a vítima em dez minutos, Standard com vinte minutos para libertar a vítima em estado crítico e a Complex com duas vítimas, uma em estado crítico e outra numa situação mais difícil de resolver. Nesta prova Portugal não atingiu as expectativas e o primeiro lugar do pódio foi ocupado pelo Consórcio de Valência.

Já para as equipas de trauma, havia duas provas. Uma Standard onde era necessário prestar socorro à vítima de um acidente rodoviário e a Complex em que se prestava auxílio a duas vítimas, uma delas em estado crítico. Mas antes de prestar qualquer apoio, os bombeiros tinham de verificar as condições de segurança do terreno.

Nélson António e Pedro Cardigo garantiram o terceiro lugar no pódio geral de Trauma e o segundo posto na prova Standard. Mas foi nesta competição que o lusodescendente atingiu o primeiro lugar.

As expectativas para o Luxemburgo foram superadas, tanto na montagem do evento como nos resultados das suas equipas.

Jornalista: Inês Carvalho

Fotos: Facebook Bruno Veloso

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n